• Calendário dos Cardiopatas

  • Livro da Isa

  • Arquivos

  • Vamos votar no Hospital do Davi !

  • Categorias

  • Comentários

    angela maria em Inesquecível = Thiago Saia…
    amigosdocoracao em Aprovado “Teste do Coraç…
    Francine em Vamos ajudar Bauruenses!
    iraceli donato em Rondonópolis – MT aprova…
    amigosdocoracao em Cardiologia e Neonatologia da…
  • Agenda

    junho 2010
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • mais acessados

  • Crianças do coração!

  • Enquete

  • Meta

  • Autores

  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações do Blog.

    Junte-se a 72 outros seguidores

Sociedade, Pequenos Corações e parceiros chamam atenção para a importância das cardiopatias

Cerca de 62% por cento das crianças cardiopatas no Brasil  ficam desassistidas  e  no Ceará cerca de 53%.  Os dados foram repassados pelo médico e presidente do Departamento de Cirurgia Cardiovascular da SBCCV,  Valdester Cavalcante Pinto, também fundador do Incor- Fortaleza.

A entrevista foi dada ao Bom dia Ceará na TV Verdes Mares (retransmissora da TV Globo), um dia antes da manifestação pelo Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita (12 de junho), na Avenida Beira Mar em Fortaleza pelo representantes da Pequenos Corações e também do Incor.

Na oportunidade ainda, o médico falou que somente em 2004 o Ministério da Saúde reconheceu cirurgia cardíaca pediátrica. Ele enfatizou a importância da sociedade se manifestar e chamar a atenção para aprovação de um dia como este.

Fortaleza

E foi por isso que em várias partes do País, de alguma forma, pais, mães e amigos de cardiopatas ganharam às ruas ou fizeram algum tipo de manifestação na sua comunidade para chamar a atenção para instituição do Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita em seu estado e também em nível de Brasil no dia 12 de junho.

Fortaleza... numa linda manhã recolhimento de assinaturas

REPERCUSSÃO PELO PAÍS – Em Fortaleza houve a concentração de mães do Incor e  representantes da Pequenos Corações na Avenida Beira Mar e ali a população era abordadas e incentivadas a assinar um abaixo-assinado que será enviado a Brasília.  Houve também distribuição de picolés e água para as pessoas que passavam pelo local.

De acordo com os organizadores do evento, foi uma “manhã abençoada”. Ali também podia-se ver crianças que hoje podem sorrir e ter vida normal, graças  a correção a tempo do problema.

Curitiba – A intenção inicial era de comemorar junto às mães era  comemorar e levar informações ao Hospital Angelina Caron, na pensão onde ficam as “mãezinhas”, mas  o tempo e por motivo de força maior, não foi possível assim. Mas para não perder o dia da comemoração, conseguiram se encontrar na Paróquia Santa Edwirges onde estava acontecendo a Noite do Pastel. Ali,  o Padre Raimundo gentilmente  cedeu um espaço para divulgarmos nosso trabalho. “Ainda que não tenha sido como planejado, conseguimos abordar muitas pessoas que não sabiam nem o que era cardiopatia congênita e ficaram felizes em ajudar com o abaixo assinado”, informou Elilda dos Santos, uma das mães-líder no Paraná, e da Comunidade Coração de Leão

Araraquara

Em Araraquara conscientização na sala de aula

– A comemoraç ão em Araraquara (SP) foi antecipada e no dia 10 e 11 foi feita a divulgação do Dia 12 na ETE Anna de Oliveira Ferraz. E vários outros lugares foi feito  o recolhimento de assinaturas.

Meninas em Porto Alegre

Porto Alegre – As mães  percorreram dois hospitais ( Instituto de  Cardiologia e  PUC) e  além de visitar quem estava internado e distribuir pirulito, balões e informações, também  recolheram assinaturas.

Várzea Grande– Este foi o primeiro município do Brasil a votar e aprovar a lei criando o Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Isso ocorreu no dia 09 de junho. Infelizmente não houve tempo hábil para preparar um evento, mas se espera no ano que vem  fazer uma grande comemoração com participação de toda sociedade civil organizada, participação do Poder Público e profissionais de Saúde.

Cuiabá – No dia 10 de junho, em Cuiabá, o médico e vereador Lúdio Cabral (PT) encaminhou projeto de lei para a criação da data. Na oportunidade, a representante da Pequenos Corações, Durcila Cordeiro, defendeu o projeto. Espera-se agora que o projeto entre na “Ordem do Dia” para votação.

O Abaixo-assinado – Desde o início do ano a ONG Pequenos Corações vem recolhendo assinaturas para  enviar a Brasília para instituir o DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CARDIOPATIA CONGÊNITA– 12 de junho. Você pode ajudar assinando o nosso abaixo assinado virtual clicando aqui. Não precisa preencher todos os campos, apenas nome e email. Ou se alguém na sua cidade aparecer com um abaixo-assinado convencional, assine sem medo! E nos ajude a convencer os governantes  sobre a importância desse dia.

Veja mais notícias relacionados a Campanha:

O POVO ON LINE

TV VERDES MARES- BOM DIA CEARÁ

ARTIGO NA FOLHA DO ESTADO

(Durcila Cordeiro)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: